08 janeiro 2009

6ª Etapa Dakar: E já está tudo baralhado... com polémica à mistura!

A história da etapa de hoje começa... ontem. Pois é, com muitos concorrentes ainda no percurso, a organização do Dakar Argentina-Chile decidiu neutralizar a tirada de 4ª feira, o que motiva que as classificações da segunda metade do pelotão, onde se incluem os famalicenses Adélio Machado e Martine Pereira, sejam ainda desconhecidas. Para além da neutralização e dado que os pilotos foram chegando ao bivouac pela noite dentro e outros apenas já de manhã, a ASO decidiu atrasar e encurtar a etapa de hoje, passando a ter 232 quilómetros, que voltariam a ser reduzidos para 176, devido às chuvas que fizeram aumentar o caudal de um rio que a caravana do Dakar iria atravessar.
O dia de hoje foi novamente complicado para os mais atrasados, pois grande parte da caravana ainda se encontra ao longo da especial, nomeadamente no quilómetro 38, numa zona de areia muito fina onde é frequente surgirem atascanços. Isso não aconteceu com Adélio Machado que alcança o 71º tempo do dia, porém o salto na tabela foi grande, estando agora, provisoriamente pois ainda só chegaram 86 concorrentes, no 41º lugar. O piloto da Padock Competições limitou-se a evitar os problemas e ao não atascar conseguiu contornar o maior inimigo do deserto: "foi muito, muito difícil passar os primeiros quilómetros. O primeiro waypoint estava de difícil acesso, bem lá no topo da duna. Depois, foi deixar "correr o vento" e escolher o melhor trilho, evitando os enormes buracos – autênticos fossos de areia, que iam aparecendo a cada quilómetro. A parte restante da etapa era bem rápida, deu para desencravar um pouco, já que a mecânica do Toyota assim o permitia, infalível até ao momento. Acima de tudo, fomos prudentes e nada gananciosos em quer ganhar tudo de uma só vez. Lá diz a história: No Dakar nada se ganha, mas, tudo se pode perder…".
Quanto a Martine Pereira, bem como aos restantes pilotos nacionais, ainda nada se sabe, pelo que a qualquer momento actualizaremos a informação desta etapa, logo que cheguem à zona de assistência.
Mas o dia tem mais histórias e esta pode mesmo ter decidido o vencedor do Dakar, pelo menos, eliminou um dos fortes candidatos. O vencedor da etapa foi Nasser Al-Attiyah, mas o piloto do BMW falhou um dos controlos de passagem, evitando assim um cordão de dunas que compunha a fase inicial da especial, isto depois de alguns problemas de motor. Os comissários desportivos analisaram a situação e decidiram punir severamente Nasser Al-Attiyah, desclassificando-o da prova. A Volkswagen vê-se assim na liderança, com Giniel de Villiers, Mark Miller e Carlos Sainz nos três lugares do pódio, voltando a deixar a Mitsubishi mais atrás, mas curiosamente mais perto da frente da corrida, num dia em que Luc Alphand desistiu após o seu navegador, Gilles Picard, se ter sentido mal, naquela que é a segunda baixa da equipa japonesa.
Nas motas, Cyril Despres (KTM) parece ter encontrado definitivamente os bons caminhos e venceu a etapa, deixando Marc Coma a mais de 2 minutos e o compatriota deste, Joan Villadoms a 5m15s, numa tirada em que Hélder Rodrigues voltou a estar em bom plano e obteve o 7º lugar. Na tabela classificativa, Marc Coma continua a aumentar a diferença para o 2º colocado, Jonah Street, cifrando-se agora em 40m29s, com o 3º a ser David Frétigne a 47m30s. Os portugueses continuam em bom ritmo, com Hélder Rodrigues no 6º lugar (a 1h27m03s), Paulo Gonçalves é 13º (a 2h16m10s) e Bianchi Prata é 43º (a 6h38m10s). Nos camiões, houve mudança de lider, com Fridaus Kabirov a ser agora o homem a seguir, sendo seguído pelo seu colega de equipa na Kamaz, Vladimir Chaguin, o vencedor da etapa de hoje. O holandês de Rooy não foi além do 3º tempo do dia, perdendo a liderança e caíndo assim para esse mesmo lugar na geral.
Classificação Carros-Etapa
1º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - 2h12m33s
2º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 20s
3º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - a 3m30s
4º Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi Racing Lancer) - a 8m07s
5º Joan Roma/Lucas Senra (Mitsubishi Racing Lancer) - a 9m13s
(...)
71º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 3h58m25s -- 1º Português
Classificação Carros-Geral
1º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - 20h59m34s
2º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - a 7m39s
3º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 17m51s
4º Joan Roma/Lucas Senra (Mitsubishi Racing Lancer) - a 31m18s
5º Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi Racing Lancer) - a 34m27s
(...)
41º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 18h30m10s -- 1º Português
A etapa de amanhã irá ligar Mendoza até Valparaiso, entrando assim no Chile, onde se cumprirá o dia de descanso no Sábado. Com uma especial de 419 quilómetros, num total de 816, esta será uma das mais exigentes deste Dakar, sendo composta por uma fase inicial muito rápida e arenosa, com os concorrentes a serem obrigados a andar por vezes sem trilhos, para já à chegada ao final, subir até mais de 3000m de altitude. Certamente uma tirada complicada para os concorrentes e daí as informações só cheguem muito provavelmente já no dia de Sábado.

Sem comentários: