09 janeiro 2009

Fim de ano por... Justino Reis

Mais um experiente navegador famalicense que tem voz na rubrica "Fim de ano por...", desta feita é Justino Reis, que embora não tenha tido um ano muito preenchido, esteve envolvido em vários projectos. Justino Reis foi um dos três famalicense que navegou e ajudou Adruzilo Lopes na conquista do título no Grupo N, para depois abraçar um projecto no Campeonato dos Açores de Ralis, com Ricardo Carmo, que culminou com o 5º lugar final, 3º no Agrupamento de Produção.
1) Que balanço faz da época de 2008?
No essencial da minha época de 2008, apesar de não ter sido muito preenchida, faço, um balanço bastante positivo, principalmente de meados da época para a frente. A participação no Sata Rallye Açores com o Adruzilo Lopes e as participações no Campeonato dos Açores de Ralis com Ricardo Carmo, vieram sem dúvida trazer uma motivação acrescida na segunda metade de 2008, até pelo facto de na primeira metade da época algumas possibilidades e participações potencialmente interessantes não se terem concretizado.
2) Qual o momento mais alto/feliz da temporada?
Creio que os melhores momentos em termos desportivos em 2008 acabei por passá-los de facto, nos Açores. Uma excelente prestação ao lado do Adruzilo Lopes, numa prova que até nem era para participar, mas, pelos motivos que se conhecem, tive que ir substituir o Alberto Silva à ultima hora e tudo acabou por correr bem, com o desenrolar da prova e com o resultado obtido. Depois, por coincidência, o convite para fazer o restante campeonato dos Açores com o Ricardo Carmo, onde tive a possibilidade de ter excelentes momentos desportivos e extra desportivos naquela bonita região, onde também tudo correu pelo melhor.Também uma vitória, sabe sempre bem, e essa aconteceu na Prova Extra do Rallye de Santo Tirso, com o Américo Moreira, onde creio que adoptamos a estratégia correcta e tivemos alguma felicidade.
3) Qual o momento para esquecer?
Não sinto que tenha tido algum momento negativo durante a época, aliás, também nas corridas é importante irmos sempre tirando lições dos vários momentos da vida. Como já disse atrás, tive pena de alguns acontecimentos no inicio da época, nomeadamente não ter efectuado algumas participações que estavam previstas com o Vitor Sá, por motivos pessoais deste, e a possibilidade de ter sido navegador do Miguel Campos no Rallye de Portugal, não se ter concretizado, apesar de ter estado muito perto.
4) Como vê o momento actual do desporto motorizado famalicense e que futuro espera?
Daquilo que outros amigos das corridas já aqui deixaram reflectido, não existe muito mais a acrescentar. Mas, sobretudo, importa salientar dois assuntos. O Rallye de Famalicão tem de e merece subir a um patamar superior. Era importante que todas as entidades envolvidas definissem claramente quais os objectivos a curto prazo para este evento, para que se definisse claramente a capacidade de evolução deste evento com os actuais envolvidos ou outros. Curiosamente este ponto, creio que acaba por se fundir num outro de extrema importância, o grande número de famalicenses adeptos, participantes, etc…, ao redor do desporto motorizado, que mereciam uma muitamaior atenção, quer através da criação de estruturas e apoios que permitissem manter esta importante tradição, quer através de um clube, que reunisse ao redor de si, de forma verdadeiramente democrática e unida, todos os interessados e agentes deste desporto a nível local, no sentido de trabalhar em prol do desporto motorizado em particular e da cidade e do concelho de Famalicão em geral.
5) Que perspectivas e projectos para 2009?
Bem, de momento ainda só tenho confirmado e definido um projecto para 2009, a participação na totalidade do Campeonato dos Açores de Ralis com o Ricardo Carmo, novamente integrados no Team Além Mar, o que já me leva bastante tempo e dedicação. e resto, espero poder fazer mais algumas provas em Portugal Continental, se surgirem propostas e convites. Para além disso, quem me conhece sabe que eu ando sempre ao redor do desporto motorizado, em particular dos ralis, onde tento sempre apoiar e ajudar organizações e amigos.
Aproveito para deixar um grande abraço para todos os Famalicenses amantes dos desportos motorizados e amigos e também para aqueles que permitem e contribuem para que, com esta crise, que às vezes não é só económica, também é de ideias, ideais e sentido democrático, se continue a praticar este fantástico desporto que tanto gostamos.

Sem comentários: