04 janeiro 2009

2ª Etapa Dakar: Famalicenses já são os melhores lusos!

Aquela que foi a mais longa etapa do Dakar 2009 não foi necessariamente a mais complicada para as hostes famalicenses, pois quer Adélio Machado, quer Martine Pereira estiveram em bom nível.
Adélio Machado cotou-se como o melhor piloto português ao concluir a especial na 74ª posição da geral entre os automóveis. Depois da especial rápida do dia de ontem, os pilotos hoje, sentiram grandes dificuldades com o terreno, bastante mole, provocando os primeiros atascanços em catadupa, tendo mesmo que ajudar os companheiros de equipa menos habituados a estas andanças. "Não foi nada fácil desembaraçar-nos de algumas situações mais complicadas. Os primeiros quilómetros da etapa eram bastante rápidos, mas, rapidamente nos deparamos com as primeiras dificuldades com terra e areia muito mole, para além de muita vegetação fech-fech. A passagem dos carros da frente provocaram muitos trilhos. Foi a primeira verdadeira especial do Dakar" afirmou no final da tirada dos 237 quilómetros cronometrados o famalicense da Padock Competições.
Martine Pereira e José Marques foram os 81ºs da geral e tiveram hoje os primeiros "trabalhos suplementares" a que uma equipa do Dakar já está acostumada. Depois de uma primeira parte desta segunda especial bastante rápida, os navegadores tiveram de se aplicar para evitarem sair fora da rota certa, com a navegação a começar a ser determinante para a classificação. Se a etapa inaugural tinha sido de gáudio para o estreante piloto da Padock Competições, a de hoje foi de algum desgaste. "Talvez tenha começado aqui o Dakar! De facto, hoje já tivemos uma variedade de piso completamente diferente o dia de ontem, com mais vegetação, alguma navegação, e areia. O andamento foi muito mais moderado, com a experiencia a fazer-se notar no andamento que outros pilotos apresentaram", começou por relatar Martine Pereira, antes de explicar uma situação em que ficou atolado mas "Felizmente apareceu o Adélio Machado que nos ajudou e conseguimos assim terminar mas este etapa. O Dakar também vive destes momentos de solidariedade, hoje fui eu, amanhã espero também poder contribuir para a felicidade de outras equipas".
Lá na frente, a vitória para o espanhol Carlos Sainz (Volkswagen), que deixou Stéphane Peterhansel a 1m14s e Giniel de Villiers a quase dois minutos. Em dia menos positivo esteve a armada BMW, cujo melhor representante foi Orlando Terranova, na 8ª posição. A tabela classificativa geral também tem Sainz na frente, com o seu colega de equipa de Villiers logo atrás e Peterhansel a encerrar os lugares do pódio. Para além dos famalicenses já referidos, os portugueses em prova não tiveram tarefa fácil e tiveram alguns problemas, atrasando-se bastante, em particular os irmãos Inocêncio e Francisco Pita, também ele da Padock Competições. Natural realce para o abandono de Hiroshi Masuoka (Mitsubishi), depois de não conseguir solucionar os problemas de motor do carro nipónico.
Nas motos, a vitória da etapa foi para Frans Verhoven (KTM), com o experiente Cyril Despres a ser segundo e a iniciar desta forma a recuperação, depois do furo de ontem. David Fretigne, em Yamaha, foi o terceiro mais rápido, no dia em que Paulo Gonçalves foi de novo o melhor português, terminando em 19º e está um lugar à frente na geral. A comitiva lusa das motos teve a primeira baixa, pois Pedro Oliveira sofreu uma queda e abandonou. A classificação geral continua a ser liderada por Marc Coma, que hoje perdeu mais de doze minutos para o vencedor Verhoven, que é agora segundo classificado, com Fretigne em 3º. Na classe destinada aos camiões, o vencedor foi De Rooy, em nova vitória da GINAF, sendo igualmente o lider na geral, onde a portuguesa Elisabete Jacinto caiu para o 18º posto.
Classificação Etapa-Carros
1º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - 1h56m14s
2º Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi Racing Lancer) - a 1m14s
3º Giniel de Villiers/Dieter Von Zitzewitz (VW Race Touareg) - a 1m56s
4º Joan Roma/Lucas Senra (Mitsubishi Racing Lancer) - a 2m48s
5º Luc Alphand/Gilles Picard (Mitsubishi Racing Lancer) - a 3m54s
(...)
74º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 2h39m38s
(...)
81º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 2h56m24s
(...)
114º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 4h24m30s
Classificação Geral-Carros
1º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - 4h34m46s
2º Giniel de Villiers/Dieter Von Zitzewitz (VW Race Touareg) - a 2m19s
3º Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi Racing Lancer) - a 3m51s
4º Nasser Al-Attiyah/Tina Thorner (BMW X3CC) - 4m15s
5º Joan Roma/Lucas Senra (Mitsubishi Racing Lancer) - a 5m42s
(...)
79º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 3h39m48s -- 1º Português
(...)
82º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 3h49m51s
(...)
132º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 6h46m03s
A 3ª Etapa do Dakar Argentina-Chile decorre esta 2ª feira, ligando Puerto Madryn até Jacobacci, com 616 quilómetros de especial, num total de 694.

Sem comentários: