22 maio 2012

Rui Lapa conquista primeiros pontos

O mítico circuito de Jarama foi hoje o palco da corrida de 2h10 que compunha o programa deste fim-de-semana do Campeonato IBER GT, com a equipa Rodrive a conseguir um quinto lugar final, depois do segundo lugar que ocupou no à passagem da primeira hora de corrida e, consequentemente, os primeiros pontos da temporada. 

Note-se que nestas jornadas de maior duração o regulamento prevê duas classificações independentes, uma à passagem da primeira hora de corrida, contando outra pontuação o escalonamento na Classificação Final. Ao largar do 10º lugar da grelha de partida, Matheus Stumpf, aos comandos do Ford GT GT3, rapidamente fez uma autêntica escalada na classificação, chegando à liderança da corrida logo à 5ª volta, aguentando depois os ataques do Audi R8 que seguia logo atrás, para entregar o carro a David Saraiva nessa posição. Saraiva efectuou, também ele, um excelente turno, aguentando sempre o primeiro lugar até à última volta da primeira hora de corrida, conquistando depois os pontos correspondentes ao segundo lugar nesta primeira classificação do dia. 

Rui Lapa, que pilotou o último turno da equipa Rodrive, recebeu o carro no quarto lugar e ainda conseguiu subir uma posição, mas a roda traseira viria a saltar em pleno andamento, o que o obrigou a completar a volta em três rodas e à entrada do carro nas boxes. No regresso à pista conseguiu terminar no 5º lugar final. "Fizemos uma corrida fantástica, o Matheus esteve brilhante, sempre muito rápido com um turno espectacular. Arrancou de trás e liderou durante o resto de tempo que esteve em pista. O David também esteve muito bem, rodou sempre a um ritmo muito alto e está de parabéns pelo seu desempenho", referiu Rui Lapa, para acrescentar de seguida que "demonstrámos andamento e que somos rápidos. Temos uma equipa homogénea e não fosse o problema da roda penso que teríamos discutido a corrida com o César Campaniço. A equipa esteve muito bem, tiveram um desempenho impecável, o que também nos permitiu mostrar um andamento tão rápido. São os primeiros pontos da época e um segundo e um quinto lugar são sempre muito importantes para o Campeonato. Gostava ainda de agradecer o apoio dos nossos patrocinadores sem os quais isto não era possível".

Rui Lapa ocupa agora a 10ª posição absoluta no Campeonato de España de GT, sendo ainda o 9º colocado na classe Super-GT e o 7º no Endurance Trophy Iber GT.

Classificação 1ª Hora
1º César Campaniço/Mikko Eskelinen (Audi R8 LMS) - 1h01m28,414s
Rui Lapa/Matheus Stumpf/David Saraiva (Ford GT3), a 2,101s
3º Miguel Castro/Alan Sicart (Porsche 911 GT3), a 27,137s

Classificação Final
1º César Campaniço/Mikko Eskelinen (Audi R8 LMS) - 2h10m55,903s
2º Miguel Castro/Alan Sicart (Porshce 911 GT3), a 50,668s
3º Hugo Godinho/Miguel Ramos/João Ramos (Ferrari 430), a 1 volta
4º Jesus Diez/Álvaro Fontes/Gianluca Carboni (Porsche 911 GT3), a 1 volta
Rui Lapa/Matheus Stumpf/David Saraiva (Ford GT3), a 1 volta
(...)

Sem comentários: