10 maio 2012

Mota não deu hipóteses. Ricardo Costa vence Extra

Foi sem dificuldades que Luís Mota chegou à vitória no Rali de Santo Tirso, prova que saiu para a estrada no passado Sábado. Com pouca concorrência no Regional Norte, Mota não deixou por isso de ser um justo vencedor, isolando-se ainda mais na frente do campeonato.

O piloto do Mitsubishi Lancer VII dominou o rali, excepção feita à super especial, pois efectuou-a sob forte chuva, o que dificultou a tarefa de conseguir tracção no paralelo molhado. Mas a partir daí, Luís Mota foi vencendo todas as classificativas, conseguindo o terceiro triunfo consecutivo no Regional Norte.

A luta pelo 2º lugar foi assim um dos focos de interesse, com António Oliveira e o famalicense Rui Raimundo a levarem a melhor. Tudo ficou decidido com um forcing desta dupla do Peugeot 205 GTI sob o primeiro líder do rali, Celso Moura, alargando a vantagem a duas especiais do final, não deixando margem para recuperação. Na estreia do BMW 325 Compact, António Dias ficou às portas do pódio, na frente de Paulo Gomes.

A dupla famalicense André Oliveira/Filipe Martins quase que nem aqueceu nesta prova. Depois de ter obtido o segundo tempo mais rápido na super especial, o jovem piloto não ia além da primeira especial de Sábado, com o motor do Peugeot 106 GTI a ceder. Pese embora este abandono, André Oliveira segurou a vice-liderança do Regional Norte.

Na Prova Extra, a vitória foi inequívoca e esclarecedora. O piloto famalicense Ricardo Costa, acompanhado pela espanhola Paula Renabad, estreou da melhor forma o Peugeot 206 S1600, com que possivelmente irá disputar o CPR2. Sem adversários à altura, Ricardo Costa foi aproveitando para conhecer o carro em ritmo de prova, deixando impressões positivas. 

Paulo Alves levou o Peugeot 306 ao 2º lugar, distante de Ricardo Costa, mas também com larga vantagem sobre João Sousa, em Peugeot 306 Maxi.

Na primeira prova de estrada, Margarida Barbosa levou o Citroën C2 ao 4º lugar, depois de lhe ter sido atribuído um tempo de referência bastante mais lento, devido a uma neutralização, senão bem se poderia dizer que um resultado no pódio era perfeitamente possível. A jovem piloto famalicense deixou boas indicações e poderá ser um valor a ter em conta para o futuro.

Em plano positivo igualmente esteve a dupla Pedro Carneiro/Hugo Pinheiro, que no habitual Renault 11 Turbo, foram subindo ao longo da prova, até terminarem no 7º posto. Na 15ª posição terminou outra equipa de Famalicão, Fernando Moreira/Miguel Marques, no Peugeot 205 GTI.

Negativa foi a exposição da comunicação social televisiva ao acidente do concorrente espanhol Oscar Perez. Na PEC 2, o piloto perdeu o controlo do Suzuki Swift, embatendo numa paragem de autocarro, o que causou alguns feridos ligeiros. Contudo, e como a desgraça alheia faz notícias, ao invés de ser o evento desportivo, houve canais televisivos que logo trataram de dar um ênfase negativo a esta prova, para além de terem dado informações falsas. Situações que começam a ser prática comum sempre que há um contratempo nos ralis, infelizmente.

Classificação Final - Regional
1º Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer VII) - 25m28,1s
2º António Oliveira/Rui Raimundo (Peugeot 205 GTI), a 1m39,3s
3º Celso Moura/Ludgero Leal (Peugeot 205 Rallye), a 1m50,2s
4º António Dias/Daniel Pereira (BMW 325 Compact), a 1m56,2s
5º Paulo Gomes/Marco Macedo (Peugeot 306), a 2m30,4s
6º Júlio Bastos/Aníbal Pereira (BMW M3), a 3m00,5s
7º Jorge Melo/José Henrique (BMW 325i), a 3m39,0s
8º Daniela Rodrigues/Laura Natividade (Citroën Saxo), a 5m29,6s
(...)
NC - André Oliveira/Filipe Martins (Peugeot 106) - Avaria Mecânica na PEC 2

Classificação Final - Prova Extra
Ricardo Costa/Paula Renabad (Peugeot 206 S1600) - 24m55,7s
2º Paulo Alves/Rui Coelho (Peugeot 306), a 1m06,8s
3º João Sousa/Bino Santos (Peugeot 306 Maxi), a 2m33,4s
Margarida Barbosa/Sofia Mouta (Citroën C2), a 2m49,0s
5º José Martinez/Alberto Martinez (Peugeot 106 Kit Car), a 3m02,1s
(...)
Pedro Carneiro/Hugo Pinheiro (Renault 11), a 3m54,8s
(...)
15º Fernando Moreira/Miguel Marques (Peugeot 205), a 6m20,1s

O Regional Norte tem novo encontro marcado para este Sábado, numa prova conjunta com o Open de Ralis e com o Regional Centro, o Rali Serra da Freita.

FOTOS: Paulo Duarte (Motores Magazine) e Marcos Rodrigues (RallyMania)

Sem comentários: