11 maio 2012

Continuará o reinado de Fernando Peres no Open?

O Open de Ralis prossegue este fim de semana, num regresso ao Norte, com a realização do Rali Targa/Serra da Freita. As estradas da famosa serra da zona de Arouca acolhem mais uma importante etapa rumo às decisões deste campeonato, tendo ainda a companhia de dois Regionais. Com o S. Pedro a prometer bom tempo, estão aqui lançados os condimentos para um bom dia de rali, pese embora uma curta lista de inscritos.  

PROVA: Rali Targa / Serra da Freita 
DATA: 12 de Maio 
ORGANIZADOR: Targa Clube 
PONTUÁVEL: 
- Campeonato Open de Ralis 
- Campeonato de Portugal Júnior de Ralis 
- Campeonato Regional de Ralis/Norte 
- Campeonato Regional de Ralis/Centro 
- Taça Nacional de Clássicos/Ralis 
- Troféu Fastbravo 
QUILOMETRAGEM: 67,30 kms de PEC'S, num total de 126,36 kms 
INFORMAÇÕES: LISTA DE INSCRITOS / MAPA / ACESSOS / ROAD-BOOK

HORÁRIO
Sábado - 12 de Maio
14h00 - Partida (Parque Milénio)
14h05 - Assistência (Estádio Municipal)
14h30 - PEC 1 - Figueiredo/Cando 1 (13,15 kms)
15h30 - PEC 2 - Manhouce/Cando 1 (20,50 kms)
16h15 - Reagrupamento (Estádio Municipal)
16h25 - Assistência (Estádio Municipal)
17h10 - PEC 3 - Figueiredo/Cando 2
18h10 - PEC 4 - Manhouce/Cando 2
18h55 - Assistência (Estádio Municipal)
19h15 - Reagrupamento (Estádio Municipal)
19h30 - Chegada (Parque Milénio)

O RALI EM 60 SEGUNDOS
- Apesar da zona ser a mesma, as especiais apresentam novo desenho.
- As duas especiais partilham uma das partes do traçado.
- Rali dos mais longos do Open, bem como uma das especiais é aquela que mais quilómetros tem.
- Com somente duas classificativas, não haverá grande margem de erro para os pilotos.
- Fernando Peres, oriundo da região, pode dar mais um passo rumo ao título.
- Ausência do Desafio Modelstand, justificando um pouco a curta lista de inscritos.
- Taça das Senhoras será discutida por pilotos famalicenses.

EQUIPAS FAVORITAS
1 - Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer VII) - A jogar praticamente em casa, o líder do campeonato pode usar isso como um trunfo e adiantar-se ainda mais no seu objectivo de chegar ao título no Open.

2 - Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer VII) - Não tem mostrado argumentos para discutir as vitórias, mas tem rodado regularmente nos lugares cimeiros e estará interessado em manter a vice-liderança do Open, mas também gerir as prestações em ambos os Regionais em prova.

4 - João Barros/António Costa (Citroën Saxo Kit Car) - Não fossem os azares do início da temporada e poderia estar na discussão da liderança do campeonato. Sendo o único até ao momento a bater Peres, será um dos mais sérios candidatos ao primeiro posto.

7 - Daniel Nunes/Daniel Amaral (Mitsubishi Lancer VI) - Ultrapassadas as desistências, falta deixar para trás os problemas mecânicos e evidenciar os créditos que o podem levar à discussão da vitória. O atraso no Júnior poderá fazer o jovem piloto orientar-se nessa competição.

9 - Diogo Salvi/Filipe Carvalho (Mitsubishi Lancer VII) - Na última prova seguiam bem perto da liderança quando abandonaram, pelo que se espera nova presença nos lugares da frente e mostrar um resultado condizente com a prestação que tem tido.

EQUIPAS OUTSIDERS
6 - André Marques/Hugo Magalhães (Peugeot 206 S1600) - Vem de dois ralis bastante positivos e com resultados que espelham os objectivos da equipa. Poderão surpreender novamente no que toca às duas rodas motrizes, onde esperam figurar no pódio.

8 - Carlos Martins/Aníbal Martins (Mitsubishi Lancer VI) - Um das agradáveis surpresas da temporada, com dois pódio em carteira até ao momento. Será, certamente, um dos homens a lutar por uma presença nos três mais rápidos.

12 - Mário Barbosa/Bruno Gonçalves (Citroën Saxo Kit Car) - Mais um piloto com início de temporada nada famoso, mas que vem de um rali em que foi um contratempo a impedir uma melhor prestação. Faltará um resultado positivo para reforçar a motivação.

14 - André Cabeças/Júlio Sousa (VW Golf Kit Car) - Depois das boas indicações no Vidreiro, se escapar das vicissitudes dos ralis poderá ser um sério candidato às duas rodas motrizes, podendo inclusive espreitar um lugar no pódio.

17 - Joaquim Bernardes/Pinho de Almeida (Renault Clio R3) - O antigo campeão nacional de Promoção regressa ao Open, com uma viatura bastante competitiva e desperta a curiosidade do resultado que poderá obter, embora possa acusar alguma falta de ritmo.

EQUIPAS FAMALICENSES
3 - Diogo Gago/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI) - Sem a pressão do Desafio Modelstand, o jovem piloto e o navegador famalicense irão concentrar-se exclusivamente no Júnior, podendo no entanto intrometer-se na luta pelos lugares cimeiros nas duas rodas motrizes.

5 - Eduardo Veiga/Justino Reis (Ford Escort RS) - O navegador de Famalicão volta ao banco do lado direito. Outra das agradáveis surpresas do ano, não teve no último rali a prestação que habituou nos primeiros ralis, mas continua a dar espectáculo e pode figurar no lote dos mais rápidos.

21 - Mariana N. Carvalho/Alexandra Santos (Peugeot 206 GTI) - Mais uma etapa para a conquista da Taça das Senhoras, mas desta feita com uma adversária e por sinal famalicense, também. Servirá de motivação para o bom resultado que a jovem piloto pretende.

24 - António Oliveira/Rui Raimundo (Peugeot 205 GTI) - Ainda a recuperar do rali do passado fim-de-semana, já se avizinha esta etapa onde se irão focar no Regional Norte. Embora os adversários estejam bem apetrechados, o facto de não serem tão habituais pode traduzir-se de forma positiva para o campeonato.

29 - Margarida Barbosa/Sofia Mouta (Citroën C2) - Moralizada pela boa prestação em Santo Tirso, a jovem famalicense continua a sua evolução nos ralis e poderá ser uma das surpresas da prova. Curiosamente, serão duas as famalicenses a lutar pela Taça das Senhoras.

Sem comentários: