29 maio 2012

Soltas da Gala do Desporto Motorizado

Mais uma Gala do Desporto Motorizado e várias histórias simultâneas que ficam para contar, muito para além dos prémios que destacaram os famalicenses em foco na temporada passada. De realçar o anúncio do regresso dos ralis a Famalicão, nomeadamente à famosa classificativa de Vilarinho.

O público fez-se notar em bom número, com vários pilotos, membros de equipas, adeptos e meros curiosos. Talvez em menor quantidade de edições anteriores, ficando a ideia de que há alguns que só quando pressentem que poderão ganhar um prémio é que aparecem ou somente quando lhes é endereçado pessoalmente um convite. Esta festa devia ser de todos e todos deveriam comparecer, ficando desde já o mote lançado para edições futuras.

Um dos grandes impulsionadores da Gala do Desporto Motorizado foi surpreendido. Filipe Martins, locutor  do Multiválvulas desde o início e que conta já com 15 primaveras aos comandos das emissões, não contava com um pequeno vídeo de imagens que marcam também uma carreira desportiva. De destacar igualmente a apresentação da gala, desta feita exclusivamente a cargo de Oliveira Geão, uma das principais figuras da Cidade Hoje.

Quando subiram ao palco da Casa das Artes para receberem um troféu relativo ao dinamismo que colocaram na organização do Slalom de Famalicão, Luís Silva e Avelino Reis deram ao público presente uma fantástica notícia. Os ralis estão de à classificativa de asfalto entre Vilarinho e Fradelos, num formato de rallysprint e ainda com muito por revelar. O evento que promete mexer com Famalicão e com os seus adeptos do desporto automóvel será realizado, ao que tudo indica, a 14 de Julho. Ficou ainda a ideia que se houver vontade camarária, estes dois impulsionadores estão dispostos também a voltar a pôr de pé a Super Especial.

Também Sérgio Aguiar, a quando do prémio que recebeu, convidou todos os presentes a comparecerem no Motorshow previsto para o fim de semana das Antoninas, cuja organização é do Team Baia. Entre 8 e 10 de Junho, o Lago Discount irá acolher uma prova e vários pilotos, para além de uma exposição e feira de automóveis clássicos.

Luís Barros fez o apelo e o vice presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão reforçou-o. Ambos realçaram a importância de apoiar sobretudo os jovens que podem dar cartas, não só no desporto motorizado, mas em qualquer área do desporto e da vida social.

José Pedro Fontes foi o piloto "extra-Famalicão" que a Gala distinguiu nesta edição. Com uma carreira recheada de sucessos e um palmarés que fala por si, o piloto ficou surpreendido pela gala e pela atribuição do troféu, deixando uma palavra de satisfação aos famalicenses por se lembrarem dele e estarem atentos às suas prestações.

No palco da Gala estavam alguns veículos, um pouco diferentes dos que lá estiveram em edições anteriores. Desta feita, o lugar estava ocupado por alguns projectos das escolas CIOR e Forave, que mostraram diferentes formas de fazer desporto motorizado e com baixo consumo de gasolina, bem como através da utilização de várias alternativas de combustível.

Uma vez mais os momentos musicais de Gil Cadeias e do Trio Joana Lopes deixaram a plateia com uma mostra do que Famalicão tem de bom nesta arte, tal como o bom humor trazido por Miguel Se7e Estacas e João Seabra, que descontraíram e animaram bastante toda a plateia, fazendo mesmo algumas piadas com alguns dos pilotos presentes.

Sem comentários: