16 maio 2012

Rui Lapa quer lugar no pódio

Após uma passagem menos conseguida pelo Autódromo Internacional do Algarve, o Rui Lapa e o Team Rodrive tem já as baterias apontadas para a segunda ronda do Campeonato Iber GT, que este fim-de-semana se disputa em Jarama.

A ronda dos arredores de Madrid terá como novidade o facto de ser uma corrida única, com 2h10m de duração. Por essa razão, a equipa vai ser reforçada com um terceiro piloto, no caso David Saraiva, que como os "habituées" Rui Lapa e Matheus Stumpf, partem com o objectivo de alcançar ao pódio.

O circuito de Jarama é um dos mais antigos e clássicos traçados europeus e, desta vez, marca o início de um novo tipo de corridas no Campeonato Iber GT. Assim, ao invés das habituais duas corridas, a jornada deste fim-de-semana decorrerá numa jornada única, mas com uma duração pouco superior a duas horas, o que obriga a um perfeito trabalho de boxes. "Testámos muito essa situação nos testes de pré-temporada", começa por dizer Rui Lapa. "Sinto que estamos bem afinados para corridas deste tipo, pois como se viu no Algarve, embora não houvesse troca de pneus, fomos muito eficazes na troca de pilotos e nos reabastecimentos. Desta vez a corrida é mais longa, sendo que vamos contar na equipa com o reforço do David Saraiva, por forma a podermos manter um elevado ritmo, sem quebras físicas", afirma o piloto famalicense.

Com a corrida já ao "virar da esquina", Lapa diz que a Rodrive tem tudo preparado para realizar um bom fim-de-semana. "Sim, temos tudo preparado. Embora esta seja uma pista onde não há muita informação para o nosso carro, sinto que o Ford GT GT3 será muito competitivo e que nos permitirá recuperar pontos no campeonato. No Algarve houve uma série de incidentes que normalmente acontecem ao longo de uma época, mas que ali surgiram todos de uma vez, por isso espero que possamos, desta vez, ter um pouco mais de sorte e conseguir cumprir os nossos objectivos que passam por um lugar no pódio da categoria", continua o piloto. 

Embora Jarama seja uma pista antiga, Rui Lapa gosta bastante do traçado madrileno: "Das duas vezes que aqui estive subi ao pódio e no ano passado consegui mesmo uma vitória, pelo que sem dúvida é um traçado de boa memória e onde me sinto particularmente à vontade. Agora espero que possamos repetir pelo menos a subida ao pódio, pois seria muito importante para a equipa. Sabemos que se a temperatura subir teremos um desgaste maior dos pneus e aí talvez tenhamos que alterar a estratégia, mas isso são condições que só em Jarama serão possíveis verifica"”, remata o piloto famalicense da Rodrive. 

Sábado pela manhã, os pilotos disputam as duas sessões de treinos livres, seguindo-se depois de almoço as sessões de qualificação (15h55, 15h20 e 15h45), uma para cada piloto e todas elas com 15 minutos de duração, que definirá a sua posição de saída na grelha de partida. Domingo a corrida, de duas horas e dez minutos, inicia-se às 11h35 (nota: horário de Espanha, 1 hora a menos em Portugal).

Sem comentários: