29 maio 2012

Peres estreia-se a vencer e Barbosa repete 2º lugar

Foi uma vitória contundente aquela que Pedro Peres conquistou no passado sábado, no Rali Serras de Fafe. Um dia marcado pela forte chuva durante a manhã, que se transformou numa tarde solarenga, que deu um colorido ao final da prova, quando tudo já estava mais do que decidido. Prestações dos famalicenses presentes oscilam bastante, destacando-se mais um pódio para Miguel Barbosa/Justino Reis.

Com o dia a amanhecer chuvoso, a tarefa dos pilotos adivinhava-se difícil, pois embora os pisos de terra da zona de Fafe não de degradassem muito, ganhavam bastante lama e tornavam-os extremamente escorregadios.  Quem se deu mal com isso foi Pedro Meireles, que abrindo a estrada, não evitou uma ligeira saída de estrada logo na especial inaugural e ficava desde logo fora da prova. O caminho para a vitória seria agora percorrido por Pedro Peres e por Miguel Barbosa, os únicos que ganhavam significativa vantagem por tripularem carros de tracção total.

Mas Peres não deu quaisquer veleidades ao jovem famalicense e ia amealhando segundos preciosos, conquistando mais de 30 segundos de vantagem, no final da 1ª Secção. Não baixando os braços, mas gerindo a prova a seu belo prazer, Pedro Peres chegou assim ao primeiro triunfo em provas do CPR e relançou-se na luta pelo título absoluto.

Sem capacidade para fazerem frente ao vencedor, Miguel Barbosa e Justino Reis tiveram ainda assim em bom nível, sempre com um ritmo elevado mas insuficiente para pressionar devidamente Peres. Rodando sempre no 2º posto e efectuando cronos nessa posição ao longo de todo o rali, Barbosa amealhou ainda mais experiência num tipo de piso complicado e revelou rápida adaptação aos mesmos. Para a dupla famalicense, o 2º lugar é um excelente resultado, que deixa o piloto em igual posição no campeonato, mas que para Justino Reis se traduz no assumir da liderança no capítulo dos navegadores.

A encerrar o pódio, Ivo Nogueira traduziu de forma brilhante o andamento evidenciado num resultado de relevo. Cedo ficou sem adversários na luta no CPR2, mas nem por isso o jovem piloto do Citroën DS3 R3T baixou o ritmo, mostrando um rápido entrosamento com o novo navegador. A vitória entre as duas rodas motrizes e o abandono de Renato Pita dá lhe outra motivação para encarar as provas que restam do campeonato, todas elas em pisos de asfalto.

Subindo gradualmente de ritmo, justificado pela melhoria climatérica, Paulo Neto somou um positivo 4º lugar final, ocupando a 2ª posição no CPR2. Sem conseguir acompanhar o ritmo de Nogueira, Paulo Neto conseguiu suster atrás de si os restantes adversários e sai de Fafe bastante satisfeito com a prestação obtida. 

De regresso ao CPR, Pedro Leal fez o que lhe era possível aos comandos do Peugeot 206 GTI, um carro claramente inferior à concorrência nas duas rodas motrizes. Ainda assim, o experiente piloto mostrou-se rapidamente à vontade, embora tenha perdido algum tempo logo nas primeiras especiais, bastante enlameadas. Este 3º posto no CPR2 pode trazer ânimo nas restantes provas, sobretudo se a aposta recair numa máquina mais evoluída.

Armando Oliveira foi 6º classificado, na frente de João Fernando Ramos e do famalicense José Janela. Também eles com algumas dificuldades na parte inicial da prova, foram melhorando e mostrando-se mais à vontade com o Mitsubishi Lancer X, embora sem chance de acompanhar os mais rápidos entre os 4x4. Mas a sua regularidade tem dado frutos, ocupando agora um lugar no top-5 da tabela classificativa do campeonato. 

Autor de uma prova um pouco aquém do esperado, Ricardo Marques e o famalicense Paulo Marques não foram além do 8º lugar final. Com vários problemas durante a manhã, inclusive um furo no Citroën C2 R2 Max, a dupla atrasava-se consideravelmente e com poucas possibilidades de recuperar o tempo perdido. Nas especiais da tarde, rubricaram tempos mais conformes com o seu andamento, discutindo vários troços com Armando Oliveira. 

A encerrar o lote de classificados no CPR, Pedro Matias, também ele navegado por um famalicense, no caso, Sérgio Rocha. A efectuar a estreia em pisos de terra e fazendo um rali de adaptação ao Fiat Punto HGT, esta dupla preocupou-se essencialmente com as contas para o campeonato das duas rodas motrizes e em evoluir ao máximo. Também sem argumentos para os adversários, enquanto choveu a diferença era pouco notória, mas quando os pisos secarem então a pouca potência do carro italiano face à concorrência era evidente. Ainda assim, a satisfação da dupla era muita, pois após dois ralis destacados, Matias e Rocha lideram o CPR2. 

Depois da vitória caída do céu na primeira prova do CPR2, Renato Pita e o também famalicense Alberto Silva, foram agora bafejados com muito azar. Na 3ª especial da manhã, e numa altura em que discutiam taco a taco com Ivo Nogueira a liderança entre as duas rodas motrizes, uma ligeira saída de estrada deixava o Renault Clio intacto mas preso num talude e o abandono era inevitável. Também devido a um ligeiro despiste logo na especial de abertura, e quando rodavam com um furo no Citroën C2, Ricardo Costa e Nuno Almeida foram obrigados a abandonar. A dupla famalicense que cumpria aqui o primeiro rali da temporada no CPR ainda tentou regressar à estrada, mas o furo tinha danificado o sistema de travões.

Na Taça de Portugal de Ralis, a vitória voltou a sorrir a Vítor Pascoal/Luís Ramalho, que somam assim a segunda consecutiva da temporada e revelam-se como os mais sérios candidatos ao triunfo final. Luís Mota foi 2º, já muito distante, embora tenha sido o primeiro líder da prova até um furo o atrasar consideravelmente, deixando um surpreendente Hélder Miranda em 3º. 

Os únicos famalicenses a terminar foram Paulo Figueiredo/Sérgio Aguiar, que na sua estreia na competição, conseguiram um 13º lugar, num rali complicado, mas dando algum espectáculo. As prestações dos restantes pilotos de Famalicão traduziram-se de igual forma, ou seja, por abandono. Bruno Costa/Filipe Martins até entraram muito bem na prova, rodando no 2º lugar a apenas 0,1 segundos do líder, contudo seria o turbo do Mitsubishi Lancer VI a traí-los ainda durante a manhã. Jorge Carvalho, a navegar Daniel Ribeiro, na estreia do Opel Corsa OPC em pisos de terra não passou da PEC 3, com a juventude do carro a dar de si e a apresentar problemas mecânicos, enquanto José Pedro Miranda/Daniel Miranda cumpriram somente a parte integrante do Regional Nordeste, concluíndo a sua prestação no 4º lugar.

Classificação Final - CPR
1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Mitsubishi Lancer IX) - 1h13m03,6s
Miguel Barbosa/Justino Reis (Mitsubishi Lancer IX), a 1m15,8s
3º Ivo Nogueira/Nuno Rodrigues da Silva (Citroën DS3 R3T), a 4m31,4s
4º Paulo Neto/Paulo Fiúza (Citroën DS3 R3T), a 6m29,5s
5º Pedro Leal/Redwan Cassamo (Peugeot 206 GTI), a 8m50,7s
6º Armando Oliveira/Alexandre Rodrigues (Citroën C2 R2 Max), a 10m19,7s
7º João F. Ramos/José Janela (Mitsubishi Lancer X), a 10m53,3s
8º Ricardo Marques/Paulo Marques (Citroën C2 R2 Max), a 11m38,7s
9º Pedro Matias/Sérgio Rocha (Fiat Punto HGT), a 13m01,9s

(...)
NC - Renato Pita/Alberto Silva (Renault Clio R3) - Saída de estrada na PEC 3

NC - Ricardo Costa/Nuno Almeida (Citroën C2 R2) - Saída de estrada na PEC 1

Classificação Final - TPR
1º Vítor Pascoal/Luís Ramalho (Mitsubishi Lancer VII) - 1h15m16,9s
2º Luís Mota/Marco Macedo (Mitsubishi Lancer IV), a 2m23,2
3º Hélder Miranda/Vítor Pereira (Seat Ibiza), a 5m44,4s
4º Miguel Teixeira/Joel Costa (BMW 325i), a 8m09,1s
5º César Resende/Nuno Alves (Ford Escort RS Cosworth), a 11m19,5s
(...)
13º Paulo Figueiredo/Sérgio Aguiar (Seat Marbella), a 20m49,1s
(...)
NC - Daniel Ribeiro/Jorge Carvalho (Opel Corsa OPC) - Avaria Mecânica na PEC 3
NC - Bruno Costa/Filipe Martins (Mitsubishi Lancer VI) - Avaria Mecânica após PEC 4
NC - José Pedro Miranda/Daniel Miranda (Subaru Impreza) - Apenas cumpriu a prova do CRRND

O Campeonato de Portugal de Ralis irá agora até à Madeira, prova a disputar entre os dias 26 e 28 de Julho.

Fotos: Tiago Soares da Costa (Direita 3)

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