15 maio 2012

Fernando Peres continua sem dar chances a ninguém

Foi sob um calor abrasador que prosseguiu o Open de Ralis. Sem margem para dúvidas e assumindo-se cada vez como o mais sério candidato ao título, Fernando Peres não deixou os créditos em mãos alheias e venceu o Rali Targa/Serra da Freita. Os famalicenses presentes estiveram em bom plano.

Conhecedor como ninguém das especiais desenhadas em redor de Arouca, Fernando Peres cedo se colocou na liderança da prova e daí para a frente foi cavando a diferença para o 2º colocado. Só no derradeiro troço e já com cerca de trinta segundos de vantagem, é que o piloto do Mitsubishi Lancer VII decidiu levantar ligeiramente o pé, sem colocar em risco a vitória. Para Peres, o quarto triunfo da temporada coloca-o numa posição bastante favorável para suceder a António Rodrigues como titular do Open de Ralis.

Daniel Nunes voltou às boas exibições e aos lugares cimeiros. Sem qualquer contratempo no Mitsubishi Lancer VI, o jovem piloto não teve ainda assim ritmo para acompanhar Peres nem tão pouco João Barros, que concluiu a primeira ronda no 2º lugar até abandonar com o motor do Citroën Saxo Kit Car partido. No entanto, soube defender muito bem a sua posição, chegando ainda à vitória no Regional Norte, no Regional Centro e ainda no Júnior.

Cada vez mais uma figura a ter em conta, Carlos Martins efectuou mais um bom rali, concluindo-o no lugar mais baixo do pódio, mas a quebra da transmissão na ligação para a assistência ditava o abandono inglório. Assim, era Mário Barbosa a ficar com o 3º lugar, um resultado que o piloto do Citroën Saxo Kit Car há muito ambicionava e que espelha um bom rali, rodando consistentemente perto dos lugares cimeiros e entre os mais rápidos das duas rodas motrizes, uma categoria que venceu.

Mais interessado em pontuar para os regionais, Luís Mota não correu grandes riscos e preferiu manter um ritmo rápido mas com alguma margem, sempre com consciência que dificilmente conseguiria melhor. Assim, o 4º lugar absoluto e o 2º em ambos os Regionais foi o saldo do piloto do Mitsubishi Lancer VII.

Bom resultado também para André Marques, cada vez mais consistente e regular nos lugares da frente entre as duas rodas motrizes. Desta feita, o piloto levou o Peugeot 206 S1600 até ao 5º lugar, na frente de Diogo Gago e do famalicense Jorge Carvalho. Mesmo concentrados unicamente no Júnior, voltaram a estar em destaque, rubricando tempos bastante interessantes no Peugeot 206 GTI. Sem capacidade para chegar a Nunes, o 2º lugar foi suficiente para manter a liderança no Júnior.

Com um andamento menos exuberante, Eduardo Veiga e o famalicense Justino Reis concluíram o rali na 7ª posição. Ainda assim, a dupla do Ford Escort RS viu-se atormentada com alguns problemas de alternador e ainda um pião, contudo não deixa de ser um bom resultado final.

A pensar unicamente no Regional Norte e sem carro para lutar taco a taco com os adversários, António Oliveira, navegado pelo famalicense Rui Raimundo, concluiu esta etapa na 13ª posição. Depois de um início algo cauteloso, a dupla viria a recuperar vários lugares, até uma neutralização os ter prejudicado um pouco e relegado para o resultado final. Ainda assim, o objectivo de segurar a liderança entre as duas rodas motrizes no Regional Norte foi cumprido.

Cumprindo ainda os primeiros passos nos ralis e por isso ainda em fase de adaptação, Margarida Barbosa foi 17ª classificada. Mais habituada ao Citroën C2, a jovem famalicense entrou muito bem no rali e efectuou bons tempos, tendo uma saudável luta pela posição de melhor piloto feminina com Mariana Carvalho. Também afectada pela neutralização, Margarida Barbosa teve ainda um encontro que poderia ter um desfecho madrasto, quando à saída de uma curva surgiram na estrada cavalos e uma carroça.

Mariana Neves de Carvalho teve uma exibição melhor do que o resultado. Moralizada pela presença de outra dupla feminina, a piloto famalicense entrou ainda assim algo cautelosa, mas contra atacou de seguida e minimizou a desvantagem. Quando tudo estava em aberto e a efectuar bons tempos, a piloto efectuou um pião, deixando o Peugeot 206 GTI a impedir a passagem dos concorrentes que a precediam. Para Mariana Carvalho, o rali não iria acabar aí, recolocando o carro na direcção certa, perdendo bastante tempo, o que originou o 24º lugar final.

A única competição monomarca presente, o Troféu Fastbravo, teve como vencedor Jorge Ribeiro, enquanto nos Clássicos foi Aníbal Rolo a levar a melhor. No rol dos abandonos, para além do já referidos de João Barros e Carlos Martins, destaque também para Diogo Salvi, que desistiu no 2º troço, com problemas mecânicos e para André Cabeças, que perdendo muito tempo com um furo, decidiu terminar por aí a sua prova, na penúltima especial.

Classificação Final
1º Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer VII) - 35m50,3s
2º Daniel Nunes/Daniel Amaral (Mitsubishi Lancer VI), a 27,2s
3º Mário Barbosa/Bruno Gonçalves (Citroën Saxo Kit Car), a 1m07,3s
4º Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer VII), a 1m28,7s
5º André Marques/Hugo Magalhães (Peugeot 206 S1600), a 1m44,0s
6º Diogo Gago/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI), a 2m05,4s
7º Eduardo Veiga/Justino Reis (Ford Escort RS), a 2m57,9s
8º Rui Peres/José Costa (Peugeot 206 GTI), a 4m07,1s
9º Júlio Maia/Alexandre Rodrigues (Peugeot 206 S1600), a 4m26,8s
10º Aníbal Rolo/Luís Cavaleiro (Renault 5 Turbo), a 4m26,9s
(...)
13º António Oliveira/Rui Raimundo (Peugeot 205 GTI), a 5m05,7s
(...)
17º Margarida Barbosa/Sofia Mouta (Citroën C2), a 6m23,2s
(...)
24º Mariana N. Carvalho/Alexandra Santos (Peugeot 206 GTI), a 11m38,7s

O Open de Ralis termina a sua fase de asfalto na próxima prova, o Rali de Monção, marcado para 23 de Junho.

Fotos: Motores Magazine, Ralis Online e José Mendes (fotomotores.net)

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