30 maio 2012

Ricardo Costa inscrito no Rias Baixas

É uma das provas mais carismáticas em Espanha e que tem igualmente uma forte adesão dos adeptos nortenhos do país. O Rallye Rias Baixas vai para a estrada na próxima 6ª feira, prolongando-se até à noite de Sábado, pontuando para o Campeonato de Espanha de Ralis/Asfalto. Para além de todos os principais favoritos a essa competição, a prova galega conta igualmente com a presença de Ricardo Costa/Nuno Almeida.

Candidato ao Europeu de Ralis, o Rallye Rias Baixas tem início na tarde de 6ª feira, com duas especiais disputadas na zona de Vigo, uma das quais a ser realizada no Monte Castro, um dos pulmões verdes situados mesmo no coração da cidade portuária. Para Sábado ficam reservadas as passagens pelos conhecidos troços de Fornelos, Ponteareas e As Neves. O centro operacional da prova organizada pela Escuderia Rias Baixas será nas instalações da IFEVI, junto ao Aeroporto, enquanto o pódio estará situado na Puerta del Sol.

Entre os pilotos espanhóis, Jonathan Pérez apresenta-se como um dos mais fortes candidatos, não fosse ele o líder do campeonato, embora ainda não tenha vencido nenhum confronto. Será o Peugeot 207 S2000 de Pérez a abrir a estrada, com o número 1 nas portas. Vencedor da primeira prova, Miguel Fuster não esteve na seguinte, ocupando por isso apenas o 4º lugar no campeonato, mas com um competitivo Porsche 997 GT3 terá uma forte palavra a dizer, ele que já venceu esta prova por três vezes. Assim como Sergio Vallejo, o ídolo local e também ele aos comandos de um carro igual ao de Fuster, que procura a vitória que já lhe foge desde 1996. Alberto Hevia terá de mostrar argumentos para se relançar no título e recuperar alguns pontos para a frente do campeonato, tendo no Skoda Fabia S2000 um forte aliado,ele que triunfou no Rias Baixas em 2010 e 2007. Surgem ainda vários nomes a seguir com particular atenção, como Luís Monzón (Porsche 911 GT3, vencedor de duas edições), Eugenio Mantecon (com o VW Polo Proto), Ivan Ares (Porsche 911 GT3), ainda Alberto Meira (um dos candidatos ao Grupo N) e os dois Lotus Exige entregues a Francisco Cima e a Álvaro Muñiz. Também Juan Carchat, recente 3º classificado no Rali Torrié, estará presente com o seu Porsche.

Entre as duas rodas motrizes, Juan Vinyes e Gorka Antxustegi são os principais nomes a ter em conta. Os homens da equipa oficial da Suzuki Motor Ibérica não tem dado qualquer chance, mostrando que os Swift S1600 são ainda bastante competitivos. Aos comandos de um Citroën DS3, Enrique Garcia Ojeda tenta relançar a sua carreira, para além de realçar ainda a presença da dupla famalicense Ricardo Costa/Nuno Almeida. Depois da estreia auspiciosa do Peugeot 206 S1600 no Rali Santo Tirso, o piloto volta a correr no país vizinho e será certamente um dos nomes a ter em conta na luta pelos lugares cimeiros das duas rodas motrizes. Ricardo Costa terá no seu carro, o número 19.

Não faltarão emoções e espectáculo, num rali que se prevê bastante competitivo e que merece plenamente a deslocação até à zona de Vigo, ou seja, uma distância relativamente mais perto de Famalicão do que muitos ralis nacionais.

Mais informações:

Sem comentários: