15 maio 2012

Pião hipoteca bom resultado de Mariana Carvalho

Com a Serra da Freita a servir de cenário, disputou-se no passado sábado a jornada organizada pelo Targa Clube pontuável para o Campeonato Open de Ralis. Mariana Neves de Carvalho e Xana Santos em Peugeot 206 GTI marcaram presença e conquistaram a vigésima quarta posição, um resultado injusto, face à prova que a dupla vinha a realizar.

Seguindo um esquema de rali muito compacto, e onde o publico podia assistir à passagem dos trinta e um concorrentes nas quatro especiais sem ter de se deslocar, o Rali do Targa era composto por quatro classificativas, Figueiredo / Cando e Manhouce / Cando, que foram percorridas por duas vezes. As meninas do Team Neves de Carvalho entraram com uma toada alta, mas uma desconcentração na primeira PEC fez-lhes perder algum tempo, alcançando aí o vigésimo sexto crono.
Realizando uma prova sempre em crescendo, Mariana Neves de Carvalho e Xana Santos voltam a imprimir um ritmo elevado na segunda especial e recuperam alguns lugares na tabela absoluta, terminando a primeira secção do rali na vigésima terceira posição da geral.
Na segunda passagem pelo troço de Figueiredo / Cando, a equipa que comanda o Peugeot 206 GTI assistido pela Macominho Sport não baixa o andamento, e com o objetivo de alcançar um bom resultado sobe mais dois lugares na classificação, rodando nesta altura em vigésimo primeiro lugar. Entretanto e após esta especial o motor do carro francês, "começa a fazer um barulho estranho, e ficamos um pouco apreensivas com o que podia acontecer, ainda assim tomamos a decisão de partirmos para o último troço e terminarmos o rali", desabafa a piloto famalicense.
Ainda com o objetivo de entrar nos vinte mais da tabela classificativa, a dupla apoiada pela Louropel, Fucoli – Somepal, Enciel Projectos, Ertec, sao-carlos.com, Pneus Lino, Hidma, Politejo e JNC Outlet, entra na derradeira especial do rali motivada em alcançar essa meta, mas pouco depois do arranque um pião retirou por completo esse objetivo, tendo em conta o tempo perdido e a neutralização da respetiva especial.
"Apesar do contratempo inicial, a prova estava a correr conforme o que tínhamos planeado, e vínhamos a imprimir um bom ritmo e a divertirmo-nos imenso", acrescenta Mariana Neves de Carvalho que remata, "este tipo de rali é giro para quem vê, pois dessa forma conseguem ver todas as classificativas, mas exige muito de nós e dos próprios carros, dado que como há zonas que se repetem por vezes leva-nos a cometer exageros na condução".
O Rali do Targa / Serra da Freita teve como média de andamento de velocidades, superiores a 100 kms/h, "o que não dá para uma pequena distração, e olhando às temperaturas que se faziam sentir foi uma verdadeira prova de fogo para nós pilotos como também para as mecânicas", referiu a navegadora Xana Santos.
O programa do Team Neves de Carvalho prossegue no Rali de Monção, que se realiza nos dias 22 e 23 de Junho.

Sem comentários: