23 maio 2012

Nacional visita a catedral dos ralis

É já este fim de semana que prossegue o Campeonato de Portugal de Ralis, como Rali Serras de Fafe, a primeira e única prova de cariz não internacional disputada em pisos de terra. A catedral dos ralis será o palco que irá acolher quase cinco dezenas de concorrentes, como habitual com a Taça de Portugal a ser a âncora para uma lista de inscritos razoável. De destacar a presença de vários pilotos famalicenses.

PROVA: Rali Serras de Fafe
DATA: 25 e 26 de Maio (25 - Verificações Técnicas)
ORGANIZADOR: Demoporto
PONTUÁVEL:
- Campeonato de Portugal de Ralis
- Taça de Portugal de Ralis
- Troféu Fastbravo
QUILOMETRAGEM: 98,10 kms de PEC'S, num total de 229,83 kms

HORÁRIO
Sábado - 26 de Maio
09h30 - Partida (Feira Velha)
09h33 - Assistência 10' (Parque da Cidade)
10h10 - PEC 1 - Ruivães 1 (12,82 kms)
10h38 - PEC 2 - Montim 1 (8,38 kms)
11h08 - Assistência 10' (Feira Velha)
11h45 - PEC 3 - Ruivães 2
12h13 - PEC 4 - Montim 2
12h40 - Parque Fechado (Feira Velha)
14h23 - Assistência 30' (Parque da Cidade)
15h30 - PEC 5 - Lameirinha 1 (13,15 kms)
15h57 - PEC 6 - Luílhas 1 (14,70 kms)
16h32 - Assistência 10' (Parque da Cidade)
17h09 - PEC 7 - Lameirinha 2
17h36 - PEC 8 - Luílhas 2
18h11 - Assistência 20' (Parque da Cidade)

O RALI EM 60 SEGUNDOS
- Rali com variantes novas nas especiais: Ruivães começa no Confurco e faz a especial da Lameirinha inversamente, até entrar numa zona já utilizada em ambos os sentidos; Montim é uma versão em sentido contrário à utilizada no último ano, mas igual à de 2010; Lameirinha mantém a versão a começar em Vila Pouca, terminando no início do antigo troço de São Pedro; Luílhas deixa de utilizar a zona da especial da Lagoa.
- Prova disputada num só dia e num esquema de duas especiais de manhã e outras duas de tarde, todas com dupla passagem.
- Ausência do campeão em título e líder do campeonato, Ricardo Moura, que não nomeou o rali para pontuar.
- Regresso do famalicense Ricardo Costa ao CPR2, bem como de Pedro Leal, por sinal o único presente que venceu até ao momento uma prova convencional do CPR.
- Previsão de céu nublado e possibilidade de aguaceiros.

EQUIPAS FAVORITAS
1 - Pedro Meireles/Mário Castro (Mitsubishi Lancer X) - A correr praticamente em casa, tem uma grande chance de se relançar no título, depois de já ter pontuado ao máximo no Rali de Portugal e ter somado um abandono.

3 - Pedro Peres/Tiago Ferreira (Mitsubishi Lancer IX) - Ainda só efectuou uma prova esta temporada, sendo o único dos favoritos nessa situação, o que lhe poderá trazer alguma vantagem. Se ambiciona o título, terá de lutar pela vitória.

7 - Ivo Nogueira/Nuno Rodrigues da Silva (Citroën DS3 R3T) - Novo navegador para o jovem piloto, trazendo mais experiência e, provavelmente, conhecimento do terreno. Pode ganhar nova motivação na luta pelas duas rodas motrizes, após um início de ano nada positivo.

20 - Vítor Pascoal/Luís Ramalho (Mitsubishi Lancer VII) - A vitória no primeiro rali da Taça deu novo alento ao experiente piloto, que se afigura como um dos sérios candidatos ao título nesta competição.

22 - Armindo Neves/Bernardo Gusmão (Mitsubishi Lancer VII) - A aposta na Taça requer bons resultados de forma regular e o seu trunfo pode passar por aqui. Depois do pódio na prova inaugural, nova oportunidade para discutir os lugares cimeiros.

EQUIPAS OUTSIDERS
8 - Paulo Neto/Paulo Fiúza (Citroën DS3 R3T) - Mostraram bom andamento em Vieira do Minho, com maior à vontade com o carro, mas resta saber onde se poderão colocar nos pisos de terra.

10 - Pedro Leal/Redwan Cassamo (Peugeot 206 GTI) - Seria um sério candidato à vitória, não fosse a pouca capacidade do carro face à concorrência. A experiência acumulada e o conhecimento do terreno são mais valias para o piloto.

14 - Juan Casares/Miguel Casares (Mitsubishi Lancer X) - Habituais participantes do Nacional de Espanha, versão terra, têm aqui uma oportunidade de comparar o seu andamento com os melhores pilotos lusos e poderão discutir um lugar perto da frente.

21 - Carlos Fernandes/Daniel Amaral (Citroën C2 R2 Max) - O 2º lugar na estreia foi brilhante, apontando agora para o que poderá valer na terra este piloto que vai mostrando cada vez mais credenciais.

24 - Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer IV) - Sempre um candidato aos lugares da frente, jogando entre a rapidez e a consistência. Pode ter uma forte palavra a dizer na Taça.

EQUIPAS FAMALICENSES
2 - Miguel Barbosa/Justino Reis (Mitsubishi Lancer IX) - A saída de estrada no último rali não lhe retirou a confiança e o jovem piloto mostra vontade de regressar aos lugares do pódio, num rali em que possui claramente menos experiência que os adversários.

4 - João Fernando Ramos/José Janela (Mitsubishi Lancer X) - Depois da curta aventura no WRC, o experiente navegador famalicense regressa às lides nacionais, abraçando o projecto com o mediático piloto/jornalista.

5 - Renato Pita/Alberto Silva (Renault Clio R3) - A vitória na estreia no CPR2 trouxe imensa confiança e deixou-os claramente motivados para o resto do campeonato. Os pisos de terra poderão ser um handicap, mas querem contrariar isso com a regularidade no seu andamento.

6 - Pedro Matias/Sérgio Rocha (Fiat Punto) - Deixando o Fiat 500 Abarth na garagem, esta dupla enfrenta também um período de habituação à terra, onde o piloto nunca correu. Depois do 3º lugar na primeira prova, este rali será mais focado na aprendizagem e adaptação aos pisos.

9 - Ricardo Marques/Paulo Marques (Citroën C2 R2 Max) - A rapidez demonstrada antes do despiste no primeiro rali revela vontade e andamento para discutir os lugares do pódio no CPR2, algo que apontam como meta para esta etapa.

12 - Ricardo Costa/Nuno Almeida (Citroën C2 R2 Max) - Com o Peugeot 206 S1600 preparado unicamente para asfalto, a dupla famalicense apresenta-se pela primeira vez no campeonato, com uma solução viável no objectivo de somar pontos no CPR2 e discutir os lugares da frente.

23 - Daniel Ribeiro/Jorge Carvalho (Opel Corsa) - Sem referência ao facto de ser o novo carro ou ainda o S1600 já utilizado também, o objectivo continua a ser marcar pontos e depois, consoante a opção, ir de encontro ou à evolução das afinações ou à melhor posição entre as duas rodas motrizes na Taça.

31 - José Pedro Miranda/Daniel Miranda (Subaru Impreza) - Regresso da dupla de irmãos famalicenses, depois da prestação no Rali de Portugal, inseridos no Open. A experiência em pisos de terra e em carros de tracção integral podem catapultá-los para um lugar perto da frente.

32 - Bruno Costa/Filipe Martins (Mitsubishi Lancer VI) - Outra dupla presente no Rali de Portugal, deixando mais uma vez excelentes indicações e que poderão ter continuidade nesta prova, sendo sérios candidatos aos lugares cimeiros da Taça.

51 - Paulo Figueiredo/Sérgio Aguiar (Seat Marbella) - Estreia em ralis com a chancela FPAK para o jovem piloto. A comparação dos tempos com os pilotos do Fastbravo será recorrente, mas os objectivos da equipa famalicense passam sobretudo pela evolução. 

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