22 maio 2012

Simone Faggioli cilindra Falperra. Salvador vence Nacional

Foi sem margem para dúvidas que Simone Faggioli levou a vitória na Rampa da Falperra. O piloto italiano foi sempre o mais rápido no traçado bracarense e cilindrou completamente todos os restantes concorrentes. Em termos nacionais, Pedro Salvador teve um regresso em pleno à Montanha.

Cedo se percebeu que Faggioli iria resolver cedo o seu objectivo de vencer na Falperra, logo no ano em que se estreava. Os tempos rubricados nas duas subidas de Sábado deixavam pouca margem aos adversários, mas mesmo assim o italiano fez um subida verdadeiramente espectacular no Domingo, batendo inclusive o recorde da rampa. O tempo de 1m54,887s passou a ser o mais rápido alguma vez visto nas 33 edições da prova, para além de ter tornado indiscutível e incontestável a vitória de Simone Faggioli.

Benes Milos pouco podia fazer face ao domínio do seu adversário e contentou-se com a 2ª posição. O piloto checo nunca incomodou o vencedor, tendo mesmo que se preocupar com o andamento de quem vinha atrás. Otakar Kramsky ainda deu um ar de sua graça e ameaçou o compatriota ao ser 2º na segunda subida, mas não repetiria o feito, deixando Milos à vontade nessa posição. Fausto Bormolini jogou com a regularidade das subidas e mesmo não tendo efectuado uma delas, foi o 3º classificado, mostrando poucos argumentos para repetir o triunfo de 2011. Kramsky seria o 4º, na frente de Andres Vilariño, um dos pilotos mais acarinhados pelo muito público presente.

Em termos nacionais, Pedro Salvador esteve sempre bastante tranquilo e não deu quaisquer chances. Mesmo estando ainda em fase de adaptação ao novo Juno e sem ter as afinações pretendidas, Salvador venceu todas as subidas e intrometeu-se nos lugares cimeiros do Europeu, sendo o 7º colocado da geral. Um resultado que o piloto de Chaves assume ser difícil de superar com o carro que tem.

Com o ultrapassado Porsche 911 GT2, António Nogueira foi o 2º, conseguindo-se impor aos restantes protótipos, embora longe do vencedor. A luta pelo 3º lugar foi bastante renhida, com três piloto separados por menos de um segundo e todos eles também a não ficarem longe de Nogueira. A sorte calhou ao campeão nacional em título, Paulo Ramalho que, embora tivesse algumas dificuldades com o novo carro, com o qual não evitou um ligeiro toque nos treinos, suplantou a concorrência.

Prejudicado pela posição que partia, fazendo mesmo algumas subidas com o piso húmido, João Fonseca foi ainda assim 4º na estreia do novo Silvercar, na frente do famalicense Tiago Reis. O jovem piloto mostrou-se em bom nível na primeira prova realizada com o Norma, deixando boas indicações para ou campeonato, onde poderá ser uma agradável surpresa, num ano que se prevê bastante competitivo.

De regresso ao Renault Clio, Martine Pereira manteve as boas prestações dos anos anteriores, sendo o 8º classificado. Mas mais importante do que isso foi o 2º lugar na Categoria 1, um resultado que deixa o piloto famalicense bastante satisfeito. Sem argumentos para bater o Porsche de António Nogueira, Martine Pereira soube sempre gerir o andamento dos adversários, não lhes permitindo qualquer veleidade.

Perto do Top-10, Luís Silva mostrou-se agradado com o comportamento do BMW 320is que utilizou. O piloto de Famalicão teve subidas muito equilibradas, mesmo não tendo tomado parte numa delas, mas ainda assim mostrou argumentos para discutir as posições cimeiras no campeonato.

Com uma aposta firme na Taça Nacional de Montanha - 1300cc, Rui Amorim não teve argumentos para discutir a vitória, mas também não foi incomodado no 2º posto. O famalicense foi melhorando os tempos obtidos, mas dadas as limitações do pequeno Citroën AX Sport, dificilmente o resultado teria sido melhor.

Inserido no Campeonato Europeu de Montanha/Históricos, Luís Gomes foi o 2º classificado, numa competição que envolvia apenas três concorrentes, todos eles com carros bastante diferentes. O piloto famalicense voltou às lides com um bom andamento, num conjunto de tempos que o colocaria no Top-5 dos clássicos nacionais.

Nas outras competições inseridas no programa da prova, Paulo Varge/Raul Delgado levaram a melhor no FEUP 1, Diogo Gama Rocha/André Regueiro foram os vencedores no FEUP 2, enquanto José Pedro Leite/Serôdio Borges triunfaram no FEUP 3. Sem efectuar qualquer subida de prova, o famalicense Aires Cunha figura no lote dos desistentes da prova da cidade dos arcebispos, marcada pelo muito público ao longo dos dois dias, bem como aos habituais despistes tão próprios desta rampa, o mais grave envolvendo Miguel Setas, cujo Fiat Punto atingiu um comissário, que sofreu ferimentos ligeiros.

Classificação Final - Europeu
1º Simone Faggioli (Osella FA 30) - 3m51,787s
2º Benes Milos (Osella FA 30), a 8,056s
3º Fausto Bormolini (Reynard K02), a 10,494s
4º Otakar Kramsky (Reynard K11), a 11,166s
5º Andres Vilariño (Norma E2SC), a 19,330s
6º Vítek Petr (Osella PA 20), a 26,022s
7º Pedro Salvador (Juno SSE-CN), a 33,133s
8º Maurizio Roasio (Osella FA 30), a 34,100s
9º Federico Liber (Gloria Formula), a 46,711s
10º António Nogueira (Porsche 911 GT2), a 48,191
(...)
13º Tiago Reis (Norma M20F), a 50,991s
(...)

Classificação Final - Camp. Portugal Montanha
1º Pedro Salvador (Juno SSE-CN) - 4m24,920s
2º António Nogueira (Porsche 911 GT2), a 15,058s
3º Paulo Ramalho (Juno CN09), a 17,108s
4º João Fonseca (Silvercar S2), a 17,790s
Tiago Reis (Norma M20F), a 17,858s
6º Joaquim Teixeira (Norma M20C), a 21,357s
7º Rui Ramalho (Juno CN07), a 25,323s
Martine Pereira (Renault Clio RS), a 49,303s
9º Vítor Ramos (Renault Clio RS), a 52,675s
10º Nuno Guimarães (Mazda MX-5), a 55,826s
(...)
13º Luís Silva (BMW 320 IS), a 1m00,251s
(...)
27º Rui Amorim (Citroën AX Sport), a 1m31,300s

FOTOS: Direita 3 (Tiago Soares da Costa)

Sem comentários: